,, Na canoa havaiana, a gente precisa do outro
Que o pôr-do-sol de Jeri é um espetáculo, você já sabe. Mas você sabia que é possível assistir ao pôr-do-sol de dentro d'água? Isso mesmo. Além de Fortaleza, a Kayakeria agora tem base em Jericoacoara, e oferece passeios todas as manhãs e tardes para que você veja o nascer e o pôr-do-sol acompanhado de outros remadores e instrutores experientes.
Segundo Rafael Medeiros, a canoa havaiana é milenar e era usada pelos povos polinésios como meio de transporte e exploração. “Nossa primeira canoa, a Iracema, chegou em 2015 ao Ceará. Começamos com a escola de esportes aquáticos Kayakeria em 2012, em Fortaleza, e em julho de 2024 resolvemos ampliar para Jericoacoara”. Atualmente, em Jeri, eles possuem quatro canoas OC6, uma OC4, uma V1 e uma OC1. Essas saem diariamente em passeios às 5h da manhã (nascer do sol) e às 16:30h da tarde (pôr-do-sol).
Kaline Medeiros, remadora desde 2017, esposa de Rafael, enfatiza que remar ainda traz a oportunidade de socializar. “Na canoa havaiana, a gente precisa do outro”. O ritmo calmo e contemplativo da canoa é ditado pelo leme, último velejador que também dá a direção. O casal começou a namorar em 2017, se casaram em 2023, e desde o começo de 2025 vivem na filial de Jeri.